Páginas

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Tempos de Democracia

Ano eleitoral no Brasil, dia 03 de outubro de 2010, data escolhida pelo TSE para o primeiro turno das eleições, onde poderemos eleger o Presidente da República, Governador, Senador, Deputado Federal e Deputado Estadual. Caso seja necessário, um segundo turno para a eleição do Presidente e/ou Governador no dia 31 de outubro.
As campanhas políticas e os debates já tiveram inicio, e junto com elas vem as palhaçadas que a cada dois anos estamos acostumados a presenciar no Brasil quando de trata de conseguir o passe do povo para a mamata. Candidatos sem preparo algum, corruptos vitalícios enriquecendo cada vez mais nas tetas do dinheiro público, demagogia e recorde de ilusões populares. Quando isso terá fim? Quando o brasileiro irá se dar conta de que possui o poder necessário nas mãos para mudar definitivamente o destino do país?

Pelo andar da carruagem não serà tão breve. Enquanto tivermos Dirceus, Delúbios, Genuínos, Collors, Malufs, Sarneys, e outras centenas de políticos que se fossem citados não caberiam em uma página desse blog, sendo eleitos e reeleitos, a situação não irá melhorar. Basta olhar para o presente e um passado não tão longínquo assim, onde estão os punidos pelos escândalos do Mensalão Petista e do Mensalão Tucano? Muito deles estão ai, pedindo seu voto novamente. E o nosso folclórico ex-presidente e atual presidente do Senado Federal, José Sarney? Classificado como "dinossauro" e "semifeudal" pela revista inglesa "The Economist", foi julgado ou cassado após as inúmeras acusações de corrupção? Não, os nossos queridíssimos senadores barraram as investigações das irregularidades de Sarney sobre os atos secretos e a Fundação José Sarney, e o "dinossauro" que de bobo só tem o bigode, anunciou o fim da Fundação José Sarney, em razão das denúncias. Até mesmo o belo projeto de Lei Ficha Limpa consegue ser driblado por esses malandros da democracia, a familia Sarney e outros candidatos com Ficha Imunda conseguiram por seus determinados TREs a liberação de suas candidaturas. 

A política brasileira é mesmo uma piada, digna dos palhaços e aventureiros que se candidatam ao Grande Circo da República, tais como Tiririca (PR-SP), Dedé Santana (PSC-PR), Batoré Tiririca (PR-SP), Mulher Melão (PHS-RJ) e Mulher Pera (PTN-SP), e digna do publico que aplaude de pé o espetáculo. 

O que cobrar ou dizer de um povo que mal sabe o significado da democracia, onde muitos ainda votam em troca de um prato de arroz e feijão? A maioria da população brasileira mal se lembra de quem votou na ultima eleição, e não precisa tentar se recordar do seu candidato a 4 anos atrás não, basta perguntar em quem votou para vereador nas eleições municipais para ouvir vários gaguejos e tropeções. Enquanto não cobrarmos desses falcatruas ações concretas para a educação do país, como investimentos na qualidade de ensino e implementação obrigatoria de "Educação para a Cidadania" desde o Ensino Fundamental, continuaremos a ver esses absurdos, onde um eleitor brasileiro não sabe diferencia a função de um deputado federal e um senador. E cabe a nós eleitores cobrar essas ações com o nosso voto, pois para eles a situação é cômoda, alimentando a populção com pão e o circo através de "bolsa-familia" e copa do mundo seguida de olimpíadas. Chega de circo, chega de palhaçada, chega de reformas, não adianta tapar o Sol com a peneira, é necessário reiniciar do zero, uma constituição digna e adequada sem um milhão de retalhos com emendas, reforma tributária e política então? Bom isso deixamos para um próximo post, pois em um país onde existe tanta miséria, um senador custar aos cofres públicos R$ 168.820,42 por mês chega a ser um absurdo, lembrando que cada estado possui três senadores e o Brasil esta dividido em 27 estados, é mesmo assunto para um novo post. Chega de torcer o nariz para a política dizendo que todo político é igual, que o país não tem conserto e que ninguém faz nada, o cidadão que se omite transfere a outros o seu direito de atuar politicamente, fazendo com que tenhamos Severinos espalhados pelo pais que ao invés de defender questões de interesse nacional ó pensam no próprio bolso e na própria promoção.

2 comentários:

Related Posts with Thumbnails

Receba os novos posts no seu e-mail

Digite seu e-mail

Por FeedBurner