Páginas

terça-feira, 7 de setembro de 2010

Nunca deixe de sonhar

Quando chegamos a este mundo trazemos os olhos cheios de simplicidade e de uma alegria ingénua, contagiosa. Nessa fase da nossa infância, despreocupada e leve, quantos sonhos temos? A imaginação corre livremente. Não há limites para a mente fértil. Tudo é possível.
Mas crescemos, e a vida encarrega-se de apagar um pouco o brilho dos nossos olhos. Ouvimos tantas vezes a palavra "NÃO" que, pouco a pouco, nos revestimo de cuidados exagerados. Passamos a ter medo de ousar, ir mais além, de transpor os limites. Devagar, muito lentamente, passamos a pôr cada vez mais travões na nossa alma, a exercer autocensura, a matar a imaginação. Antes de sonhar já dizemos: "Ah, isso não é possível!", ou "Isto não vai acabar dando bem!". Não nos permitimos imaginar algo novo e ousado.
Mas, pensemos, será que vale a pena viver de uma forma tão metódica, com cada passo contado, com os sonhos reprimidos? A resposta é não. Não vale a pena sufocar os sonhos, porque podem ser a ponte para uma vida mais feliz e plena.

Um sonhador é alguém que não se acomoda. Busca sempre algo bom, novo, diferente. É um idealista, um lutador. No entanto não estamos a falar de pessoas rebeldes, daqueles que querem quebrar as regras como forma de provocação. Falamos de pessoas que aspiram a viver num mundo mais justo, cheio de ética e paz.
Lembram-se de quando o John Lennon cantava que era um sonhador, mas que não era o único? Na música Imagine, ele imaginava um mundo livre de preconceitos religiosos, sem que as fronteiras dos países impedissem aos homens de ser irmãos. Bom, o que Lennon queria era que mais sonhadores se unissem a ele, para que o mundo fosse um, muito mais unido, mais solidário e com amor.
Vamos aceitar este convite? Sim, porque aceitar essa chamada de irmandade é também aceitar a mensagem de grandes lideres religiosos, filósofos, pessoas de bem. Recordem que a humanidade evolui porque há quem sonhe. Inventores, cientistas e pensadores em geral são grandes sonhadores.
Gandhi sonhou que a independência da Índia seria conquistada sem recurso à violência. Conseguiu vergar o poderoso império britânico sem usar armas. Nada mais que gestos de amor, seriedade e uma vontade determinante. São homens como eles os verdadeiros sonhadores. Não esperam sentados. Não se deixam abater. Não deixam que o pessimismo alheio os contamine.
Os sonhadores movem o mundo, a partir de ideias que transformam em realidade. Os seus são sonhos de bem, de fraternidade, de gestos de amor.
Permita-se também sonhar com coisas belas, procurar mudanças positivas. Toque as estrelas com a ponta dos dedos. Sonhe. Sonhe, sim! Todos os dias e a todas as horas, e tente fazer com que os seus sonhos se materializem, para mudar o mundo para melhor. Sonhe... e se possível, para os desavisados, sem o auxílio de entorpecentes, pois não é essa a intenção do post.



Para a tradução da música de John Lennon, clique aqui.

Um comentário:

Related Posts with Thumbnails

Receba os novos posts no seu e-mail

Digite seu e-mail

Por FeedBurner